A notícia entregue. De verdade!

Aguarde, carregando...

Sábado, 31 de Janeiro 2026

Nosso Estado

Bares e restaurantes da Região Metropolitana de Campinas registram saldo positivo de 90 empregos formais em novembro de 2024

Em 11 meses, setor de alimentação gerou 1.436 postos

Correio Regional São Paulo
Por Correio Regional São Paulo
/ 0 acessos
Bares e restaurantes da Região Metropolitana de Campinas registram saldo positivo de 90 empregos formais em novembro de 2024
Foto: ABRASEL Campinas
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

Após registrar fechamento de 60 vagas em outubro, o grupo Alimentação – bares, restaurantes e comércios de alimentação – voltou a apresentar saldo positivo. Em novembro de 2025 foram gerados 90 empregos formais na Região Metropolitana de Campinas (RMC) de acordo com o Novo Cadastro Geral de Empregos e Desempregado (Caged). Já no acumulado de janeiro a novembro o saldo é de 1.436 postos de trabalhos criados pelo setor.

Em novembro do ano passado o setor de alimentos registrou um total de 2.958 contratações com carteira e 2.868 demissões. Em 14 dos 20 municípios que integram a RMC o saldo foi positivo – com mais contratações que demissões. Apenas cinco tiveram saldo negativo e um com o mesmo número de contratações e demissões.

Entre os municípios com maior geração de novos empregos formais, estão Itatiba (25), Campinas (14), Pedreira (12), Santo Antônio de Posse (11). Sumaré (9) e Holambra e Vinhedo (07). Nas cidades com saldo negativo, estão Jaguariúna (5), Santa Bárbara D’Oeste (4), Nova Odessa (3), Morungaba (2) e Monte Mor (1),

Leia Também:

Para o presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) Regional Campinas, André Mandetta, o saldo de novembro de 2025 comparado com o mesmo mês de 2024, quando foram abertas 155 postos de trabalho nas cidades da RMC, teve uma queda acentuada, mas em linha com o registrado em todo o país, com queda nas contratações. “Mas quando você compara o acumulado de 2025 (1.436) com o mesmo período de 2024 (1.358), temos um ligeiro aumento, o que mostra que o setor de alimentação fora do lar é bastante resiliente e um importante gerador de empregos”, explica.

Mandetta também lembra que o saldo positivo de novembro vem ao encontro do que apontou pesquisa realizada pela Abrasel junto aos empresários do setor, em outubro: 34% dos empresários da RMC pretendiam contratar mais funcionários nos últimos meses do ano. Outros 58% vão manter o quadro de empregados e apenas 8% têm a intenção de demitir.

Para enfrentar a escassez de profissionais, muitos empresários têm adotado medidas para atrair e manter seus colaboradores. As ações mais comuns são a premiação por desempenho, seguida de cursos e treinamentos, flexibilização de horários e aumento de salários”, completa o presidente da Abrasel Campinas.

Ajude o Correio a crescer e a melhorar!

FONTE/CRÉDITOS: Por Redação
Comentários:
Correio Regional São Paulo

Publicado por:

Correio Regional São Paulo

O Correio Regional São Paulo é um portal de notícias a serviço do estado de São Paulo. É gerenciado pela ComunicaConde Marketing & Imprensa. Um dos melhores portais de notícias do estado de São Paulo em 2024 e 2025 pelo Brasil Publisher Awards.

Saiba Mais
Termos de Uso e Privacidade
Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, entendemos que você concorda com nossos Termos de Uso e Privacidade.
Para mais informações, ACESSE NOSSOS TERMOS CLICANDO AQUI
PROSSEGUIR