O SEBRAE São Paulo inicia 2026 com inscrições abertas para o Programa Brasil Mais Produtivo, mais conhecido como ALI Produtividade, iniciativa voltada a micro e pequenas empresas que buscam inovar, aprimorar a gestão e aumentar a produtividade de forma prática, personalizada e gratuita em todo o estado. Ao todo são 375 vagas para a RMC e 300 vagas para a região de Piracicaba, totalizando 675 vagas para as duas regiões do nosso interior. Podem participar negócios dos setores de indústria, comércio ou serviços. As inscrições vão até o dia 27 de fevereiro e podem ser feitas pelo link.
“É uma oportunidade muito boa para os pequenos negócios que estão enfrentando algum problema para aumentar a produtividade ou faturamento, por exemplo. Os agentes fazem um diagnóstico e acompanham essas empresas de forma individualizada, levando melhorias de gestão e inovação. Tivemos resultados positivos nos últimos ciclos do programa e estamos entusiasmados para impactar muitas empresas neste ano também”, afirma Jacqueline Boriam, analista de negócios do SEBRAE São Paulo.
Segundo Priscila Almeida, também analista de negócios do SEBRAE São Paulo, o programa é direcionado a empresas que desejam implementar inovação no dia a dia do negócio com apoio técnico especializado. “Um dos Agentes Locais de Inovação (ALI) irá acompanhar o empresário ao longo do processo, utilizando uma metodologia prática, ferramentas de apoio, estímulo à transformação digital e promovendo a troca de experiências com outros empreendedores”, explica.
Dados do SEBRAE indicam que mais de 300 mil empresas já foram impactadas pelo ALI Produtividade em todo o Brasil. Desse total, 22% registraram aumento médio de produtividade e 11% crescimento de faturamento. “Algumas empresas da região de Campinas que passaram pelo programa hoje estão em novos patamares, ampliando mercados, abrindo novas unidades, buscando exportação e se tornando referência em seus segmentos”, destaca a analista.
Para participar, é necessário atender a alguns pré-requisitos. “O CNPJ da empresa precisa estar ativo há mais de 12 meses e não pode ter participado do programa no ano de 2025”, explica a analista. Ela acrescenta que o papel da instituição é atuar como parceira estratégica do empreendedor. “O SEBRAE São Paulo oferece acompanhamento técnico qualificado e orientações práticas para apoiar a melhoria da gestão e o aumento da produtividade, sempre considerando a realidade de cada negócio”.
De acordo com Priscila, o ALI Produtividade contribui para que o empresário desenvolva um olhar mais estratégico sobre a própria empresa. “Muitas vezes, o empreendedor está totalmente focado na operação do dia a dia e não consegue identificar gargalos ou oportunidades de melhoria. O programa ajuda a organizar esse diagnóstico e direcionar ações que façam sentido para o negócio”, afirma.
A analista ressalta ainda que o acompanhamento próximo é um dos principais diferenciais da iniciativa. “O Agente Local de Inovação caminha ao lado do empresário durante todo o processo, auxiliando na definição de prioridades e no acompanhamento das ações implementadas. O objetivo é gerar resultados concretos, que possam ser percebidos no desempenho da empresa e mantidos mesmo após o encerramento do programa”, conclui.
Para conferir depoimentos de empresas da região de Campinas que já participaram do ALI Produtividade, assista ao vídeo. Mais informações e esclarecimento de dúvidas estão disponíveis no site do programa ou no Escritório Regional do SEBRAE São Paulo em Campinas.
Programa ALI Produtividade
O ALI Produtividade é uma iniciativa do SEBRAE voltada a micro e pequenas empresas que desejam inovar e aumentar a produtividade de forma prática e personalizada. Durante até seis meses, o empresário conta com o suporte de um Agente Local de Inovação, profissional capacitado que aplica uma metodologia estruturada para aprimorar processos, produtos e serviços no negócio.
Lição de casa feita
Por aqui, tem mais depoimento. "Fizemos três ciclos do programa dentro dos quase seis anos que estamos no mercado. Vale muito a pena participar, os agentes sabem muito bem as dores dos pequenos empresários paulistas, e uma dica que você ouvir, pode fazer a diferença para a sua empresa e também, para a sua vida profissional, por quê não?", comenta Guilherme Conde, diretor-presidente da ComunicaConde Marketing & Imprensa. "Estamos de olho no calendário. Em 2026 queremos fazer parte de mais um ciclo!", completa o repórter, editor-chefe, publisher e jornalista responsável pelo Correio.
Ajude o Correio a crescer e a melhorar!
Comentários: