O Centro Cultural Vila Itororó, um dos espaços culturais mais simbólicos de São Paulo, recebe o show do movimento PARTÍCULAS ACESAS na quarta (28), às 19h. Na ocasião, sob a batuta de Peu Meurray e Aline Marco lançam o primeiro single do disco, a ser lançado em março, o homônimo “Partículas Acesas”. A apresentação tem entrada gratuita e, no período da tarde, haverá uma oficina de Voz e Tambor, aberta ao público.
Mais do que uma banda, Partículas Acesas se apresenta como um coletivo artístico e um movimento musical, que nasce do encontro entre os músicos baianos Peu Meurray e Aline Marco, sob a direção musical de Serginho Rezende.
Partículas Acesas surge do desejo de criar música como experiência de encontro, afeto e presença. O projeto propõe a arte como um campo de troca, escuta e transformação coletiva, reunindo artistas, ideias e vivências em torno de uma mesma pulsação criativa.
A parceria entre Peu Meurray e Aline Marco começou em 2017 e já rendeu frutos importantes, como a música “Foto 3x4”, que integra o álbum Autêntica, de Margareth Menezes, indicado ao Latin Grammy 2020. Agora, os artistas se dedicam à gravação do primeiro álbum autoral do coletivo, com faixas inéditas, em parceria com o Estúdio Comando S, em São Paulo.
Durante uma visita ao estúdio, o cantor e compositor Seu Jorge, sintetizou a potência do projeto ao afirmar: “Para muita gente, vai ser legal essas canções que tiram do desalento”.
É sobre isso! Peu e Aline unem suas visões particulares do mundo e do universo em um encontro artístico e musical. Eles se reconhecem como mensageiros do amor, transformando som, palavra e presença em afeto compartilhado.
Este projeto é realizado com recursos da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo, Governo Federal do Brasil.
OFICINA VOZ E TAMBOR
A oficina “VOZ e TAMBOR" é permeada de música, arte e sustentabilidade, Aline e Peu tem o intuito de formar cidadãos conscientes e comprometidos com a preservação do planeta. Peu Meurray cria pneus percussivos há mais de 20 anos. Idealizou a orquestra de tambores de Pneus, onde explora os mais diversos pneus – carros, caminhões, tratores, bicicletas. Do seu trabalho com reciclagem e música, com foco nos ritmos percussivos, consegue dar vida e som à borracha, atribuindo-lhe função harmônica como instrumento.
Já Aline, apresenta sua oficina de canto da seguinte maneira: “Qual minha voz no mundo? Estamos aqui para contribuir com o outro, somos feitos de células e podemos, através do som, do canto, da voz, modificar o ambiente, a vibração energética e as frequências. Através da voz podemos acender nossas partículas e trazer amor, alegria e pertencimento para os outros. Podemos escolher em que frequência desejamos estar e contribuir para criar um ambiente de afeto ao nosso redor”.
Como ativistas do meio ambiente, o projeto vem de encontro com a necessidade da preservação da natureza, os impactos relevantes e urgentes da reciclagem. Como atores sociais contribuir na formação de crianças e jovens como cidadãos responsáveis e cocriadores do entorno. Entendendo que no mundo não há fora e que somos parte do todo.
OS ARTISTAS
Peu Meurray é compositor, cantor, percussionista e artista plástico. Reconhecido internacionalmente, já tocou e gravou com Marisa Monte, Carlinhos Brown, Margareth Menezes, Saulo Barbosa, Simone Moreno, Pepeu Gomes e Daniela Mercury. Peu lançou, em 2025, o disco Baile à la Baiana, em parceria com Seu Jorge, e desde então vem realizando turnês pelo Brasil e pelo mundo.
Aline Marco é cantora, compositora e multiinstrumentista, lesbica, cuja voz é a maior expressão de amor, cantou e compôs para grandes artistas como Timbalada, Sergio Mendes, Banda Eva, ao longo de 20 anos de carreira. Aline lançou, em 2025 “Claro que Vai Dar em Hoje”, composição sua com Carlinhos Brown, gravada em dueto com o artista.
Serginho Rezende é baterista, compositor e diretor musical. Com mais de 30 anos de atuação, é fundador da Comando S Áudio e atua como produtor musical de importantes projetos autorais, como o álbum Mundão de Ouro, do sambista Riachão.
SERVIÇO
PARTÍCULAS ACESAS - LANÇAMENTO DE ÁLBUM
Onde: Centro Cultural Vila Itororó
Endereço: Rua Maestro Cardim, 60 - Bela Vista
Data: Quarta (28)
Horário: 19h
Local: Palco Éden
Entrada Gratuita
OFICINA VOZ E TAMBOR
Onde: Centro Cultural Vila Itororó
Endereço: Rua Maestro Cardim, 60 - Bela Vista
Data: Quarta (28)
Horário: 15h às 17h
Oficina Gratuita
Classificação: a partir de 09 anos
Inscrição: Formulário do Google disponível no link da bio https://www.instagram.com/
Ajude o Correio a crescer e a melhorar!
Comentários: