A notícia entregue. De verdade!

Aguarde, carregando...

Sábado, 31 de Janeiro 2026

Nosso Estado

Cenário de 917 exonerações da PM de SP em 2025 acende alerta sobre papel das Guardas Municipais nas cidades

De acordo com os dados consultados por associação, 94% dos pedidos de exoneração feitos em 2025 vieram dos policiais responsáveis pelo policiamento ostensivo nas ruas

Correio Regional São Paulo
Por Correio Regional São Paulo
/ 43 acessos
Cenário de 917 exonerações da PM de SP em 2025 acende alerta sobre papel das Guardas Municipais nas cidades
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

O cenário de exonerações a pedido de policiais militares no Estado de São Paulo, que saltou de 356 registros em 2020 para 917 em 2025 é preocupante e revela um panorama delicado da real situação vivida pelo efetivo dessa importante corporação que é a Polícia Militar. Ao mesmo tempo, este panorama reforça o debate já consolidado sobre a urgência da ampliação das Guardas Municipais em 423 cidades paulistas que ainda não dispõem deste corpo de segurança municipal. Hoje, apenas 222 cidades contam com Guarda Municipal”, afirma o presidente da Associação Nacional de Guardas Municipais (AGM Brasil), Reinaldo Monteiro, advogado e guarda municipal de Barueri (Grande Oeste).

De acordo com os dados consultados pela AGM Brasil, 94% dos pedidos de exoneração feitos em 2025 vieram dos chamados “Praças” (policiais responsáveis pelo policiamento ostensivo nas ruas), sendo que 45% do total são soldados de 2ª Classe ainda em início de carreira. Na avaliação de Reinaldo Monteiro, as causas para o aumento dos pedidos de exoneração são estruturais e sistêmicas. “O militarismo excessivo que sufoca o profissional, a falta de uma carreira clara e meritocrática, os baixos salários, o choque entre o ambiente controlado durante a formação dos policiais e a realidade das ruas, marcada por escalas estressantes e falta de valorização, tem levado muitos a buscarem outras oportunidades”, afirma.

O presidente da AGM Brasil destaca ainda que a saúde mental dos policiais militares é uma das causas que gera preocupação. “Para se ter ideia, levantamento feito pelo jornal O Globo revela que a PM paulista registrou cerca de 3.500 pedidos de afastamento psiquiátrico desde 2020. A reportagem do jornal aponta ainda que apenas em 2024, foram 653 licenças por causas psiquiátricas”, completa.

Leia Também:

Reinaldo Monteiro afirma que, diante deste cenário, é ainda mais urgente que os municípios que dispõem de Guardas Municipais estruturem as corporações e os que ainda não contam com tal efetivo invistam em um planejamento estratégico de segurança pública visando a criação das corporações nas cidades por meio de concursos públicos. “Para se ter uma ideia, no maior Estado da Federação com 645 municípios, temos apenas 222 cidades com Guardas Municipais. No Brasil, onde temos 5.570 cidades, só existe GCM em aproximadamente 1.300 delas. O Brasil conta hoje com cerca de 100 mil guardas municipais, mas este número ainda está aquém no que é necessário", afirma o presidente da AGM Brasil.

Na avaliação da AGM Brasil, o cenário de exonerações da PM de São Paulo aponta para a necessidade de fortalecimento das Guardas Municipais por meio do SUSP (Sistema Único de Segurança Pública), previsto na Lei Federal 13.675/18, o mais breve possível com investimentos financeiros e uma sólida estrutura operacional e administrativa.

Outro ponto destacado pelo presidente da AGM Brasil é a urgente necessidade de elaboração e execução de um Plano Municipal de Segurança pelas prefeituras para que possam reivindicar recursos estaduais e federais para as suas respectivas Guardas Municipais. “Com a base do SUSP estruturada poderemos liberar as forças estaduais de segurança pública para o combate aos crimes de maior potencial ofensivo, em especial o crime organizado, tráfico de armas, tráfico de drogas, reforçar o policiamento nas rodovias e reforçar o efetivo dos batalhões", afirma o advogado e guarda civil.

Ajude o Correio a crescer e a melhorar!

FONTE/CRÉDITOS: Por Redação
Comentários:
Correio Regional São Paulo

Publicado por:

Correio Regional São Paulo

O Correio Regional São Paulo é um portal de notícias a serviço do estado de São Paulo. É gerenciado pela ComunicaConde Marketing & Imprensa. Um dos melhores portais de notícias do estado de São Paulo em 2024 e 2025 pelo Brasil Publisher Awards.

Saiba Mais
Termos de Uso e Privacidade
Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, entendemos que você concorda com nossos Termos de Uso e Privacidade.
Para mais informações, ACESSE NOSSOS TERMOS CLICANDO AQUI
PROSSEGUIR