A chegada de 2026 reforça a importância de elaborar um bom planejamento financeiro. Segundo pesquisa realizada pela 99Pay, conta digital da 99, em parceria com o Instituto Locomotiva, 72% dos brasileiros se organizaram financeiramente para o fim do ano - com destaque para a poupança antecipada (44%) e o uso do 13º salário (29%).
Apesar do dado positivo, Hellen Kato, professora da Me Poupe!, plataforma de educação financeira fundada pela empresária e investidora Nathália Arcuri, alerta: o risco de endividamento ainda é alto, especialmente para quem não mantém o controle do orçamento ao longo do ano. “Quitar dívidas é o primeiro passo. A dívida consome o dinheiro muito rápido, e é preciso interromper esse ciclo antes de pensar em investir”, afirma a professora.
Até mesmo o número de feriados é um fator capaz de impactar no planejamento financeiro do ano. Ao todo, 2026 terá 115 dias entre finais de semana ou feriado. Por isso, para quem deseja multiplicar o valor do saldo em conta, é importante se planejar e optar por utilizar contas digitais que ofereçam lucratividade diária, inclusive aos finais de semana e feriados.
Para ajudar quem busca melhorar a relação com o dinheiro e organizar as finanças no ano que se inicia, a especialista compartilha dicas práticas que podem fazer uma grande diferença no orçamento ao longo de 2026.
Equilibrando o orçamento
Embora reduzir gastos seja uma recomendação comum, a professora avalia que, na prática, muitos brasileiros já operam com um orçamento apertado. Nesses casos, buscar formas de aumentar a renda pode ser uma alternativa viável. “Existe uma grande resistência do brasileiro em fazer renda extra. Muitas pessoas acham que não têm talento ou tempo, mas, às vezes, é algo que pode ser desenvolvido sem tomar muitas horas do dia a dia”, explica.
Ela ressalta que a renda adicional não precisa, necessariamente, estar ligada à profissão principal. “Muitas vezes, as pessoas restringem a renda extra ao que já fazem, mas ela pode vir de uma atividade totalmente diferente. Vale observar no que você é bom, no que as pessoas te elogiam ou te procuram. O ano de 2026 pode ser o caminho para transformar talentos em renda”, diz Kato.
Metas e investimentos
A professora explica que, para pessoas endividadas, a prioridade deve ser quitar dívidas antes de pensar em novos objetivos financeiros. “Quitar dívidas é menos estimulante do que realizar um sonho, mas é o primeiro passo difícil e fundamental, porque a dívida tem uma velocidade muito grande de levar o dinheiro embora”, destaca, referindo-se a juros e multas.
Na hora de investir, a professora reforça que as decisões devem estar alinhadas às metas financeiras. “A meta é sempre a resposta. Para objetivos de curto prazo, não faz sentido arriscar. O planejamento precisa respeitar o prazo e o perfil de cada pessoa”, conclui.
Prioridades para 2026
A especialista também reforça a importância de construir uma reserva de emergência, ainda que de forma gradual. “Quando falamos em reserva de emergência, o ideal é ter o equivalente a seis meses do custo de vida, mas o feito é melhor do que o perfeito. Mesmo uma reserva pequena já faz diferença”, orienta Kato, que destaca ainda a relevância da organização financeira. “Para organizar o orçamento, é fundamental abandonar estimativas mentais e trabalhar com dados concretos. Revisar extratos bancários e adotar métodos compatíveis com o perfil de cada pessoa, seja anotações em papel, planilhas ou aplicativos, por exemplo”.
Por fim, a especialista recomenda não adiar o planejamento financeiro para o início do ano. “Não espere pelo mês de janeiro, que costuma ser financeiramente conturbado. Se a decisão é se organizar para 2026, o melhor momento para começar é antes e agora”.
Aprendizado gratuito
Para quem deseja entender mais sobre finanças no próximo ano e todos aqueles que querem ter uma vida financeira mais saudável, a 99Pay, conta digital da 99, em parceria com a Me Poupe!, desenvolveu o “Simplificando - Finanças sem enrolação”. Com conteúdos 100% gratuitos, a plataforma busca transformar a relação das pessoas com o dinheiro. Além das aulas, o público tem acesso a exercícios práticos e conteúdos complementares. Ao final, recebem um certificado personalizado. A plataforma pode ser acessada por meio do link.
Ajude o Correio a crescer e a melhorar!
Comentários: